Climatização em laboratórios: Sistema de filtragem de ar

A importância do ar condicionado em ambientes de risco biológico

Quando se trata de instalação de sistemas de ar condicionado existem alguns níveis de exigências para cada tipo de ambiente, que variam dos mais simples até os mais complexos, como locais de manipulação de materiais biológicos e químicos com alto nível de contaminação.

A Wap Air possui, em seu portfólio, manutenções e instalações em ambientes laboratoriais. Um exemplo é a instalação realizada no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio- Manguinhos), uma unidade de produção de vacinas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Neste texto, você vai entender a importância da climatização adequada e de forma especializada em locais de risco biológico a partir de um projeto realizado por nós para a melhoria climática do ar local e o aumento da segurança dos trabalhadores e do ar interno e externo.

Continue a leitura...

Para manter o ar circulando de forma segura e de acordo com as normas exigidas sobre os níveis adequados de temperatura de ambientes de risco biológico, Bio-Manguinhos/Fiocruz necessitou de equipamentos especiais para a troca e condicionamento do ar.

O sistema de climatização precisou passar por melhorias e ganho de performance, que, antes, representava um possível risco de efeito adverso, danos à saúde e integridade física. Para isso, houve a instalação do Sistema de Tratamento de Ar (UTA) e de caixas de filtragem especial: Bag In Bag Out (BIBO).

Os sistemas instalados

Unidade de Tratamento de Ar:

As UTAs são grandes caixas de metal, que tem como funcionalidade condicionar e fazer a circulação do ar em todo o sistema. Elas retêm o ar do ambiente, filtram e depois insuflam em temperatura mais baixa no local através de uma rede de dutos de insuflamento. A troca de calor é feita pela serpentina em conjunto com o motor-ventilador.

As UTAs são interligadas aos condutores do sistema HVAC, possibilitando que o processo de distribuição aconteça.

O sistema instalado em Bio-Manguinhos/Fiocruz tem capacidade de 38 TR, condensação à água e 100% ar exterior, promovendo, essencialmente, o controle especial dos parâmetros de temperatura, umidade e substâncias contaminantes. 

Bag In Bag Out (Bibo)

O segundo sistema instalado foram as caixas BIBO, que funcionam através de uma bateria de filtros de gaveta. São utilizadas para filtrar o ar contaminado em sistemas de exaustão, impedindo que o técnico entre em contato com os elementos filtrantes durante a troca.

As caixas BIBO contam adequadamente com o mecanismo que utiliza sacos plásticos especiais, possibilitando a retirada do filtro contaminado e a colocação de um novo, sem que ocorra o contato do interior da caixa com o meio externo. Em nenhum momento da troca o ambiente é exposto à contaminação interna da carcaça do filtro. Esse tipo de solução anti-contaminação é comumente usada por indústrias farmacêuticas por garantir uma maior segurança.

Lei 13.589

Desde 2018, a Lei nº 13.589 dispõe obrigatoriamente a manutenção de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes. É obrigatória a execução do plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) dos sistemas de ar condicionado. A lei está em vigor para todos os ambientes climatizados de uso público e coletivo, sejam eles de uso geral ou de uso restrito (processos produtivos, laboratoriais, hospitalares dentre outros).

Não deixe para agir em último caso, comprometendo os processos em andamento do local. Os problemas gerado por falhas nos sistemas de climatização podem ocasionar custos elevados e a parada total das atividades por tempo indeterminado.

A Wap Air garante um alto nível de gestão para cada serviço prestado, mantendo a integridade do local, seguindo todas as exigências e normas para melhor atender a demanda e a necessidade do cliente.

Entre em contato e entenda sobre os serviços prestados por nossas equipes: wapair@wapair.com.br

Wap Air