Aproveite o inverno para realizar a manutenção dos filtros

O ar-condicionado é um item essencial em muitos ambientes: hospitalares, hoteleiros, comerciais, laboratoriais, entre outros. É um equipamento utilizado por quase 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo, seja para resfriar o ambiente ou aquecer.

No Brasil, o maior pico de uso do aparelho de ar é no verão, quando as temperaturas atingem 40 graus. O uso da climatização artificial se mantém intenso durante toda a estação e vai diminuindo conforme o passar do ano.

Com a chegada do inverno, com temperaturas mais baixas e madrugadas frias, tendemos a deixar o ar-condicionado em stand by ou em modo ventilação, mantendo somente a renovação do ar. Mas, é justamente nesse período, quando tendemos a passar a maior parte do tempo em ambientes fechados, que vale atenção redobrada com a saúde do equipamento e a manutenção dos filtros.

Qual é a função dos filtros de ar?

O filtro dos equipamentos de climatização desempenha um papel importante na manutenção da qualidade do ar em ambientes fechados, sendo sua função barrar sujeiras como poeira, bactérias, fungos e outros poluentes nocivos à saúde, além de proteger outros componentes do ar-condicionado.

Boa parte da extensão do aparelho de ar é coberta pelo filtro, que fica localizado na unidade interna, ou seja, na evaporadora, possuindo diferentes modelos que variam de acordo ao seu nível de eficiência.

Quais os malefícios dos filtros de ar sujo?

Quando sujos, o fluxo de ar limpo é comprometido e o desempenho é reduzido.

À medida que o sistema vai operando de forma inadequada as chances de sobrecarga aumentam, o que, de forma constante, causa a perda total do sistema de ar.

Outro ponto negativo é o aumento elevado no consumo de energia. A passagem de ar limpo fica abstruída pelo acúmulo de sujeira, forçando o sistema a operar em maior esforço para que consiga climatizar o ambiente na temperatura solicitada.

A má higienização do ar-condicionado provoca a formação irregular de gelo, que ocorre comumente pela diminuição do fluxo de ar. Com o tempo, é perceptível que tanto a evaporadora quanto a condensadora perdem eficiência, com baixa taxa de resfriamento, precisando ser substituídas precocemente.

Atente-se, pois além do desgaste com o seu climatizador, o ambiente climatizado é comprometido por partículas e detritos, resultando em uma deficiência na qualidade do ar interior.

O resultado disso são problemas respiratórios, alergias, incômodos, irritação das mucosas, odores e ruídos.

Qual é a solução?

 Vale lembrar que, com a manutenção preventiva, essa dor de cabeça pode ser evitada.

O técnico especializado e credenciado da Wap Air irá te auxiliar, seguindo o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) por meio do nosso exclusivo sistema de gestão PMOC digital.

Estar em dia com a manutenção, é estar em dia com a preservação da sua saúde e a de quem frequente o ambiente.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Wap Air