Climatização em Academias: Como o ar condicionado pode ajudar na produtividade dos usuários

Climatização-academias-WapAir.png

A instalação de um sistema de ar condicionado pode tornar o ambiente de treino mais seguro e confortável. Temperaturas mais baixas podem evitar que os atletas sofram tanto com a fadiga e outros incômodos que são capazes de surgir do esforço excessivo em um ambiente quente.

As pessoas que se exercitam muito em ambientes sem climatização, podem sofrer de desidratação e exaustão por calor. A transpiração excessiva também pode causar problemas para nosso corpo, uma pesquisa da Universidade de Nebraska (EUA) sobre como as mitocôndrias são influenciadas pela temperatura mostra que além do desconforto ao praticar exercício no calor, ambientes quentes podem prejudicar as células dos tecidos musculares.


A temperatura do ar-condicionado nas academias deve ser ajustada entre 20ºC e 25ºC, considerada ideal para a prática de exercícios. A umidade, por sua vez, deve ser regulada entre 40% e 60%. Dessa forma o ar condicionado para academias será perfeito para favorecer a saúde e o desempenho de quem treina.

Além do conforto térmico e da melhora do desempenho dos atletas - já que nas temperaturas baixas o calor produzido pelos exercícios torna o treino mais confortável – o ar-condicionado em academias também mantém o ambiente livre da poluição exterior, melhorando a respiração.


Diversos aparelhos especiais trabalham purificando o ar ambiente, podendo remover até 99% dos germes, fungos, bactérias e demais microrganismos, o que praticamente elimina o risco de contágio mesmo que haja alguém gripado no local. Para manter a troca de ar com o ambiente externo, também é possível promover a climatização local com um sistema de ar condicionado e cortinas de ar.


É importante lembrar que o principal problema do ar condicionado em academias não está no aparelho em si, mas na forma como é feita a sua manutenção, é importante manter em dia o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), exigido por lei para instalações acima de 5 TR ou 60.000Btu’s, mesmo quando há baixa ocupação, pois bastam 72 horas para que formem as colônias de fungos e bactérias colocando em risco a saúde humana. Então, é necessário que os filtros estejam sempre muito bem higienizados, de forma a filtrar o ar com eficiência necessária, evitando assim bactérias no gênero Legionella por exemplo.

Clique aqui e leia: 8 perguntas para entender de uma vez por todas o PMOC


A bactéria causadora da doença sobrevive na água dos dutos do ar condicionado, serpentinas e bandejas de drenagem dos aparelhos de ar condicionados e dissemina-se pelo ar que é inalado no ambiente – a bactéria foi chamada de Legionella pneumophila – doença pulmonar dos legionários. No Brasil, em 1998, o ex-Ministro da Comunicação Sergio Motta morreu de insuficiência respiratória por legionelose, o que levou o Ministério da Saúde a regulamentar ambientes climatizados, neste mesmo ano.

Se sua academia ou seu edifício não possui um sistema de ar condicionado ou não segue o PMOC, conte com a ajuda da Wap Air. Nosso trabalho é focado em planejamento e eficácia, prevenindo possíveis falhas, reduzindo o risco de parada e ajudando a entregar um ar mais seguro aos usuários.

Entre em contato agora com nossa equipe!

Wap Air