Instalação de sistemas de climatização em sala de treinamento no Senai – Unidade Benfica

Criado em 1942 pelo decreto de lei 4.048, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), possui diversas unidades espalhadas por todo território nacional, como o Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação, localizado no bairro de Benfica no Rio de Janeiro, que oferece diversos cursos técnicos e tem como objetivo formar profissionais qualificados.

A Wap Air está realizando a instalação dos sistemas de climatização em parceria com a fabricante Chinesa Gree Electric Appliances. Os aparelhos instalados foram os sistemas do tipo VRF, com capacidade total de aproximadamente 20 HP e modelos Split, acj e portáteis com capacidade total aproximada de 390.000 BTU/h.

O supervisor técnico da Wap Air, Clenilson Marconsin, disse que além do serviço ter sido muito técnico, foram instalados vários modelos de equipamentos da Gree Brasil. "Foram diferentes modelos: fixos, inverter e multi split. Porém, a menina dos olhos são os VRFs, nos quais apresentam os modelos Mini, GMV6 e Mini solar, que como o nome já diz, podem trabalhar diretamente recebendo energia de placas fotovoltaicas, ou com energia vindo direto da rede pública ", explicou.

As instalações foram projetadas para serem salas de aula do curso de refrigeração do SENAI, portanto, não é uma obra padrão de uso contínuo para conforto térmico. Isso significa que os alunos e futuros técnicos de refrigeração irão analisar e estudar toda instalação profissional dos equipamentos realizada pela Wap Air.

Sala de treinamento do curso de refrigeração do curso de refrigeração do Senai

Sala de Treinamento do curso de refrigeração do Senai

De acordo com o instrutor técnico da Gree, Vitor Silva, os equipamentos que foram instalados no Senai-Benfica são de alta tecnologia e inovação. "Temos 3 sistemas de VRF e um outro MultiSplit no projeto: o modelo GMV solar mini, que foi incorporado dentro da condensadora um conversor; o GMV5 Slim, que possui descarga de ar horizontal e não modula, sendo uma condensadora por sistema, com capacidades de 3 a 12 HP; e a nova geração GMV6", explicou o técnico. "Essa máquina GMV6 é incrível. Muitas melhorias foram feitas e esse VRF está ainda mais econômico! No caso, o VRF por si já é um sistema que economiza energia por si só, esse modelo foi inovado para ser mais econômico ainda", completou.

Ao contrário do modelo GMV5, o modelo GMV6 não precisa fazer a conexão do tubo de balanceamento de óleo entre os módulos do sistema. Segundo Vitor, o modelo foi melhorado ainda com a pressão estática da condensadora. Agora são 110 PA, que consegue trabalhar com rede de dutos ainda maiores, caso precise. A capacidade de um único módulo agora chega em 24HP que podem ser modulados até 4 unidades chegando em 96 HP por sistema. Todos os módulos do GMV6 receberam o tubo de líquido na placa IPM, que garante o controle e a estabilidade da temperatura, e com isso rápida resposta na comunicação dos componentes.

Ainda de acordo com Vitor, o sistema de ventilação por recuperação de energia instalado na obra do Senai é um modelo sustentável, que garante a renovação, pureza e temperatura do ar interno, conforme as normas vigentes, tudo isso fazendo somente a troca cruzada do ar frio interno com o ar quente do lado externo.

Sobre o sistema solar, o técnico acrescenta: "O modelo solar pode ser usado com a energia vindo direto da rede pública, ou por sistema híbrido, que é uma parte da energia gerada por placas fotovoltaicas e a outra parte da rede pública. Também pode trabalhar somente com uma dessas (somente rede pública ou somente placa) e você consegue devolver o que não utiliza das placas para concessionária ou, se o equipamento não estiver sendo utilizado, você consegue utilizar a energia gerada na sua residência ou escritório", concluiu o técnico da Gree.

Na escola foi instalado um grande painel de automação, onde é possível ver os principais controles, todos desenvolvidos pela Gree. O controle central suporta até 16 sistemas e 255 evaporadoras, com fio individualizado e sem fio. Também, existe a ferramenta para start-up e outros componentes periféricos para automação, como o módulo Modbus e Bacnet.

Sobre a parceria da Gree com a Wap Air no projeto de instalação em salas de treinamento do Senai, o técnico da Gree declara: “A Gree fica muito feliz, por poder apresentar seus produtos em uma escola como o Senai. Todos no Rio de Janeiro estão sendo muito receptivos e interessados em aprender mais sobre o VRF da Gree, conhecido como GMV e, em especial, o GMV Solar”, acrescenta. “Entendemos que esse caminho é bom para todos, para os estudantes, o nome do Senai, o nome da Wap Air e para a marca Gree. Queremos e precisamos fortalecer mais nossas relaçõese isso sempre se inicia com trabalho em equipe.

Temos certeza de que em breve teremos obras significativas no mercado carioca e, a Wap Air, estará entre as instaladoras de confiança. Acreditamos que é impossível crescer sozinho, sendo assim, temos que estreitar o relacionamento com os instaladores, instrutores e todo o público na região”, finaliza.

Wap Air