Gases Refrigerantes e o Aquecimento Global

Técnico adicionando fluido refrigerante

Gás refrigerante, também conhecido por fluído refrigerante, é um produto químico utilizado em equipamentos de refrigeração e climatização. Esse tipo de gás, que passa de estado líquido para o gasoso, tem a função de absorver o calor e resfriar o ambiente.

Por anos os gases mais comuns utilizados na refrigeração de equipamentos de frio comercial eram da classe de substâncias CFC (Clorofluorcarbono) e o HCFC (Hidroclorofluorcabono). Entretanto, por causa do dano extremo ao meio ambiente quando liberados no ar, esses fluidos começaram a ser substituídos por HFC’s (Hidrofluorcarbonetos) em algumas indústrias.

Como exemplo disso, diversos equipamentos deixaram de ser fabricados com o R-22 e passaram a ser produzidos com o R-410A.  Sua composição química não possui substâncias a base de cloro, portanto, não é prejudicial à camada de ozônio e possui um GWP (Potencial de Aquecimento Global) moderado.

O aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta. É consequência do efeito estufa e do desmatamento, provocando, principalmente, problemas no clima. Com o uso de ar-condicionado crescendo cada vez mais, é preciso estarmos atentos para evitar maiores impactos no meio ambiente. Segundo a Project Drawdown, organização sem fins lucrativos que analisa soluções climáticas, cerca de 90% das emissões da refrigeração ocorrem no fim da vida útil do equipamento. Isso significa que o descarte adequado é essencial.

Se os produtos químicos refrigerantes forem cuidadosamente extraídos e armazenados, eles podem ser purificados para reutilização ou transformados em outras substâncias que agravam menos o aquecimento do planeta.


O gerenciamento adequado e a reutilização de gases refrigerantes podem reduzir 100 bilhões de gigatoneladas das emissões globais de CO2 entre 2020 e 2050, segundo a EIA (Estudo de Impacto Ambiental).

Pensando nisso, a empresa Recigases atua na regeneração de gases refrigerantes. Ela recolhe os fluidos que não são mais adequados para uso e os regenera em laboratório, fazendo com que eles recuperem suas características originais.

O processo evita que os gases contribuam para o aquecimento global, diminui o custo de manutenção dos equipamentos e estimula a economia circular. “100% do gás que existe no país é importado. Conseguimos reduzir o custo em até 50% usando o que já está aqui”, diz Filipe Colaço, um dos sócios da empresa em entrevista à Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

A Wap Air é parceira da Recigases e faz descarte consciente de fluidos refrigerantes utilizados nas obras de instalação de sistemas de ar condicionado. Os gases poluentes deixam de ser liberados na atmosfera e são regenerados e utilizados novamente. A Wap Air sente orgulho de fazer o seu papel e incentiva outras empresas a ter atitudes sustentáveis, preservando assim, o meio ambiente.

Wap Air