Manutenção Preventiva: Quanto você vai economizar?
A manutenção preventiva é essencial para garantir eficiência e confiabilidade nos aparelhos de climatização, evitando desgastes e possíveis falhas. Isso significa planejar uma revisão, controle e monitoramento dos equipamentos para que eles possam desempenhar o papel desejado.
A Manutenção Preventiva de ar condicionado está dentro dos padrões exigidos do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) e têm o objetivo de reduzir as probabilidades de falhas ou degradações que surgem do funcionamento incorreto ou intensivo de uma máquina. As vantagens desse tipo de manutenção incluem otimização de recursos, aumento de vida útil dos aparelhos, melhor qualidade na operação e prevenção de acidentes.
Caso a manutenção preventiva não esteja sendo feita de forma adequada, alguns danos nos aparelhos podem surgir, levando para uma manutenção corretiva. Neste tipo, o objetivo é corrigir falhas, panes ou quebras nos equipamentos. Não é uma manutenção programada, já que é realizada após um aparelho estar danificado. Além de ter maior impacto financeiro que a preventiva, ela acontece quando determinado equipamento ou peça já apresenta mau funcionamento e precisa ser substituída. Neste caso é realizada a recuperação da capacidade produtiva dos equipamentos. As ações realizadas para solucionar as falhas devem ser feitas com agilidade e alta capacitação técnica.
Para quem quer economizar, nós recomendamos a manutenção preventiva de forma periódica, para evitar maiores danos. Segundo o blog Doctor Frio, o custo da manutenção preventiva do ar condicionado pode ser até 70% menor do que uma corretiva.
A Wap Air tem uma equipe técnica focada em planejamento e eficácia, prevenindo possíveis falhas, reduzindo o risco de parada e aumentando a vida útil dos equipamentos de ar condicionado. Afinal de contas, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? A falta de uma manutenção preventiva pode causar problemas mais graves no futuro e até mesmo sair mais caro para o seu bolso.