4 dicas de como virar a chave de liderado para líder
A sócio-diretora da Wap Air, Paola Miller, conta algumas dicas de desenvolvimento para sair da cadeira de liderado para líder e também explica sobre os principais desafios de liderar uma equipe.
Confira a entrevista na íntegra:
Hoje, ocupando um cargo de diretoria, fazendo a gestão de processos e pessoas, penso como é difícil sair da cadeira de liderado para a cadeira de líder. Note que, não é se tornar “chefe”, mas se tornar LÍDER. E digo com experiência: Não é nada fácil.
Um dia você tem um plano estratégico a seguir, metas a bater, um gerente te cobrando entregas, normalmente já pré-determinadas e, mesmo com algum grau de maturidade profissional e liderança, existe alguém “acima” que poderá, eventualmente, te guiar ou segurar seus erros.
Ao virar a chave e se tornar um líder, principalmente de uma empresa, você passa a ser a pessoa que deve “guiar o barco”. Traçar a rota (que precisa ser de sucesso), gerir pessoas, atender expectativas, ser criativo, criar metas, fazer com que a equipe consiga bater as metas e essa lista poderia seguir com intermináveis itens.
Na internet encontramos muitos guias e cursos com instruções de como ser um líder excepcional - o qual as pessoas se sintam inspiradas a seguir. Mas poucos ensinam como virar a chave de liderado para líder.
Por experiência, digo que para começar: nem todos têm o perfil de liderança. Essa é uma frase que pode causar reatividade, mas não deixa de ser um fato. Porém, não significa que o colaborador vai deixar de ser promovido. Ele apenas não terá uma carreira para gerir pessoas, pois não tem o perfil adequado. As empresas precisam entender que alguns gênios brilhantes performam melhor em carreiras técnicas, que não tenham necessidade de gerir pessoas.
Partindo do princípio de que você tem o perfil, os desafios como dito são inúmeros, mas se o que te move é a paixão (e precisa ser a paixão, do contrário tem prazo de validade), não desista na primeira queda. Você vai ser testado o tempo inteiro e, na minha opinião, alguns itens são importantes para superação:
1) As empresas são regidas por pessoas. Se você não tem empatia, dificilmente conseguirá ser aceito, mesmo que você seja um “chefe” incrível e consiga fazer na marra o seu time bater todas as metas, não pertencer a equipe faz uma diferença enorme. Porque além de não se sentir feliz, não conseguirá reter os talentos, pois eles simplesmente buscarão constantemente uma forma de sair. Ter uma equipe e um líder que “jogam juntos” é a receita certa de sucesso.
2) Será necessário uma autoliderança extraordinária. Para chegar nesse resultado só é possível com disciplina e técnica (que deve ser constantemente aprimorada), conhecimento do que você faz, concentração, persistência, sacrifício e paciência. Através da sua disciplina e conhecimento, você atinge a sua autoconfiança e o grau de empenho em todos esses itens somados ditará a sua vontade de vencer e a velocidade que isso pode caminhar.
3) Algumas forças te puxarão para trás como: dificuldade do desafio, ruído interno e adversidades. Ainda assim, aplicando o item 2, é totalmente possível superar.
4) Você vai precisar de tempo. Sabemos que o mundo não espera ninguém, mas sem dúvida, o tempo fará com o que naturalmente a cadeira de líder seja confortável e prazerosa de ocupar.
Algumas pessoas podem se perguntar: Por que se tornar líder, ter um enorme desafio nas mãos e sair da zona de conforto?
A resposta dessa pergunta sempre será pessoal e intransferível e, por isso, eu darei a minha opinião: Ter a oportunidade de ver a transformação e a evolução nas pessoas e nos processos é, sem dúvida, a coisa mais compensadora que existe. O ser humano está aqui para isso: EVOLUIR. E poder, de alguma forma, fazer parte deste processo, através da liderança é extraordinário.
Desejo a todos que acabaram de iniciar a jornada da liderança, muito empenho e dedicação.