Climatização e a Sustentabilidade

Climatização_e_sustentabilidade_wap-air.png

Nos últimos anos, o setor de climatização e refrigeração viveu um movimento de discussão e avaliação dos seus impactos ambientais com o objetivo de proteger o meio ambiente. Esse debate originou diversas modificações nos projetos dos aparelhos, nos processos de fabricação e nos procedimentos de manutenção.


Hoje existem sistemas de ar condicionado mais eficientes e mais sustentáveis, como exemplo, a tecnologia Inverter que economiza o consumo de energia elétrica, e o caso dos equipamentos que consomem energia solar, através de painéis fotovoltaicos.


Outro tipo de prática essencial é o descarte consciente do fluído refrigerante e do óleo para compressores que impactam diretamente na camada de ozônio quando eliminados na atmosfera. Por isso, há empresas especializadas a realizar a coleta e descarte desses materiais, sem trazer danos ao meio ambiente.


Aproveitamos a comemoração ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho) para separar algumas dicas que vão te ajudar a ter uma climatização aliada à sustentabilidade:


1. Escolha o modelo certo
Substitua aparelhos muito antigos. Os novos equipamentos de ar-condicionado do mercado possuem tecnologia avançada que consomem menos energia.


2. Ligar ou desligar?
Caso não vá deixar o espaço com o ar-condicionado por muito tempo, não é necessário desligar o equipamento. Resfriar um espaço consome muito mais energia do que manter sua temperatura.


3. Instalação Errada
Uma instalação errada pode fazer o consumo do aparelho aumentar em até 20%. Por esse motivo, sempre contrate uma empresa qualificada para instalar seu ar-condicionado.


4. Prevenção e manutenção
A limpeza periódica dos filtros é essencial para economizar energia, já que a sujeira obstrui a saída de ar.


5. Isolar para resfriar
Para que a temperatura desejada seja atingida mais rápido e com mais eficiência, manter o ambiente fechado é fundamental.


Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog

Wap Air