O inverno chegou: Conheça a função quente/frio do ar-condicionado
O inverno chegou e engana-se quem pensa que a época de desligar o ar-condicionado também. Com as temperaturas mais baixas, é comum achar que é preciso deixá-lo de lado.
Porém, na verdade, a temperatura do nosso país tem variações inesperadas e por isso o ar-condicionado pode ser um grande aliado para manter o ambiente com um clima agradável, mesmo no inverno. Diante disso, queremos te apresentar algumas utilidades dos aparelhos de ar-condicionado, neste período.
Alguns equipamentos possuem o mecanismo quente e frio. Ou seja, em um único aparelho é possível resfriar ou esquentar um ambiente. E até mesmo utilizar temperaturas diferentes em ambientes distintos ao mesmo tempo.
Hoje, com a inovação do sistema VRF, já conseguimos ter com o mesmo equipamento, um ambiente sendo aquecido e outro sendo resfriado. Pois o VRF tem um sistema chamado heat recovery. Ele é um sistema de ventilação de recuperação de energia que funciona entre duas fontes em temperaturas diferentes. Os equipamentos com essa função, tem uma válvula de 4 vias, que serve para mudar a direção do fluído refrigerante.
Para o perfeito funcionamento deste tipo de aparelho, é importante manter as saídas de ar sempre desbloqueadas para garantir que as trocas de ar sejam realizadas com sucesso.
É recomendado também esperar um tempo entre a troca de uma função para a outra. O ideal é desligar o aparelho e ligá-lo novamente na nova função.
Entre as vantagens de ter um equipamento com as duas funcionalidades é que ele ajuda a manter a umidade do ar em um nível adequado, auxiliando no controle de problemas como bolor, mofo e problemas respiratórios.
Alguns modelos do sistema VRF, possuem essa função quente/frio em sua tecnologia. Os aparelhos oferecem uma solução integrada e possui um Controle de Duplo Sensor que detecta a umidade e a temperatura, além de proporcionar a máxima eficiência energética.
Além disso, o equipamento conta também com refrigeração confortável, que ajuda a manter a operação no modo de refrigeração em baixa frequência sem parar o funcionamento do compressor, e aquecimento aprimorado, com atraso de congelamento na troca de calor.
Como nos outros equipamentos comuns, os cuidados com a manutenção periódica devem ser realizados do mesmo modo nos aparelhos que contêm a função quente em seu sistema. Com isso, é mantido o bom funcionamento, evitando falhas e paradas inesperadas.
Para você que deseja realizar uma instalação desse tipo de tecnologia, é muito importante consultar uma empresa especializada para análise técnica do ambiente a ser instalado.
Entre em contato conosco.