Sistema VRF: você conhece as vantagens?

BLOG (2).png

O VRF é um sistema de expansão direta onde o fluxo de gás refrigerante é variável. O que isso significa? Que a tecnologia embarcada do sistema controla a quantidade de refrigerante que flui nas unidades internas (evaporadoras), atendendo aos ambientes por demanda de carga térmica.

Como explica o gestor de obras da Wap Air, Elton Lemos, isso acontece porque a frequência do compressor dos equipamentos é alterada à medida que cada ambiente sinaliza, por meio dos sensores de temperatura, a necessidade maior ou menor de condicionamento de ar de num determinado espaço.

“Para entender melhor essa tecnologia, temos como exemplo o funcionamento de um carro: quanto maior a necessidade de velocidade mais o motorista acelera o veículo. E vice-versa. Assim também acontece com sistemas de ar condicionado VRF. Quando há uma maior demanda de carga térmica (mais pessoas num só ambiente) o compressor é estimulado a trabalhar mais. Já quando há redução da demanda, a frequência do compressor é desacelerada, comprimindo menos fluido refrigerante”, esclarece.

Esse processo otimiza o consumo de energia dos equipamentos, permitindo a modulação em baixa rotação dos compressores, gerando eficiência energética, promovendo a redução dos custos de energia elétrica.

O sistema VRF atende perfeitamente bem os ambientes residenciais e às diversas exigências de prédios comerciais de grande porte. Veja aqui o que você ganha ao climatizar um ambiente.

Eficiência energética e sistema inteligente são só algumas das vantagens

O VRF é considerado um dos sistemas mais avançados da atualidade. Abaixo, listamos algumas dos benefícios proporcionados por ele:

•       Otimização do espaço físico: o sistema VRF não demanda a construção de casas de máquinas e sua unidade externa (condensadora) é modular e compacta. Dessa forma, é possível alocar um sistema de ar condicionado que depende de grandes volumes de carga de refrigerante em um espaço reduzido, usando menos metros quadrados do espaço.

•       Capacidade de instalação em longas distâncias: o sistema permite grandes distâncias de tubulação para interligação das unidades externas (condensadoras) com as unidades internas (evaporadoras). Essa versatilidade também se aplica para a instalação em desníveis entre os equipamentos atendendo a necessidade de cada instalação.

•       Sistema inteligente: falhas nos equipamentos são sinalizadas pelo próprio sistema e identificadas com códigos específicos, o que favorece a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.

•       Sustentabilidade: o fluido refrigerante dos sistemas VRF é ecológico e não agride o meio ambiente.

•       Versatilidade de equipamentos: vários modelos de aparelhos, como split, cassete, piso-teto e hi-wall, podem ser usados no mesmo sistema. Isso acontece pois uma unidade externa (condensadora) pode ser interligada com até 64 unidades internas (evaporadoras) sem necessidade de seguir um padrão de modelo.

•       Não interfere na arquitetura do ambiente: por ser um sistema de ar condicionado compacto, consegue atender às exigências da arquitetura dos mais diversos espaços, sem interferir na mesma.

•       Automação sofisticada: a tecnologia embarcada possibilita comandos e detecção de falhas no próprio equipamento ou por controle remoto e celular (mobile), facilitando a manutenção remota do equipamento.

Tecnologia Inverter

O condicionador de ar com a tecnologia inverter (VRF), também proporciona a opção de ter o condicionamento de ar quente e frio simultaneamente em um mesmo sistema. Ou seja, um ambiente com várias salas pode ter, para cada ambiente distinto, o condicionamento de ar quente ou frio simultaneamente. Isso garante o conforto térmico e a satisfação dos mais exigentes clientes.

Se você gostou desse texto e quer receber mais conteúdos como esse, inscreva-se na nossa newsletter. Se quer saber mais sobre nossos serviços de instalação de sistemas de climatização, entre em contato conosco pelo Whatsapp (21) 96913-0140 ou e-mail: wapair@wapair.com.br.

Wap Air