Perigo! Entenda o que pode causar incêndio nos sistemas de ar condicionado e previna-se
A demanda pela instalação de sistemas de ar condicionado vem crescendo no mundo. Com isso, também devemos aumentar a atenção aos problemas que instalações incorretas e a falta de manutenção podem causar. Incêndios nos equipamentos e sistemas de climatização estão incluídos na lista.
Dois casos recentes podem servir de exemplo: os incêndios no alojamento do Flamengo, em 2019, e no Museu Nacional, em 2018. Ambos tiveram origem nos sistemas de ar condicionado dos locais, conforme noticiado pela imprensa.
De acordo com Eliezer Silva, Bombeiro Civil e técnico de segurança do trabalho da Resgate Fire, empresa especializada em combate a incêndios, a principal causa de incêndios em equipamentos ou sistemas de ar condicionado é o curto circuito no sistema elétrico.
São sinais que devem ser considerados como alerta:
Cheiro forte
Faísca de fogo
Fumaça
Aquecimento dos cabos elétricos
Disjuntor desarmando
Ao notar qualquer um desses sinais, o especialista indica desligar o disjuntor, se possível. E, se existir fogo, usar o extintor de gás carbônico, que é o indicado para equipamentos elétricos energizados por não ser condutor de eletricidade.
Atenção! A forma correta de usar um extintor de incêndio é mirá-lo diretamente no combustível e não nas chamas. Para utilizá-lo, retire o pino de segurança do extintor e pressione a alavanca de operação.
Para prevenir os incêndios, o recomendado é realizar as instalações dos sistemas de climatização com empresas e profissionais capacitados, exigindo a ART do engenheiro, e utilizar peças, aparelhos e ferramentas de qualidade, além de materiais antichamas com certificações. “Estar com a manutenção dos equipamentos em dia também é uma importante medida para a prevenção de incêndios em condicionadores de ar”, explica Wallace Nascimento, sócio-diretor da Wap Air.
Eliezer Silva também frisa:
“É muito importante que edifícios e/ou empresas tenham sinalizações e materiais de combate a incêndio, como extintores específicos, e outros utensílios de segurança como mapa de risco e rota de fuga, por exemplo”.
A Wap Air executa a manutenção periódica de sistemas de ar condicionado, realizando reaperto das contatoras e dos terminais elétricos, além da checagem e de um bom dimensionamento dos quadros elétricos.
Não espere os sinais de fumaça e entre em contato para agendar a manutenção preventiva do seu sistema e equipamentos: (21) 96913-0140 ou wapair@wapair.com.br!