Instalação de sistemas de climatização
Conforto térmico é seu principal objetivo; conheça as vantagens e passo a passo para a instalação.
De acordo com o estudo “National Human Activity Pattern Survey”, da Berkeley Lab Energy, passamos em média 90% do tempo de nossas vidas em ambientes fechados. O dado chama atenção e alerta para a necessidade de contarmos cada vez mais com espaços que pensem no nosso conforto e bem-estar.
É neste cenário que os sistemas de climatização ganham força. Eles têm como objetivo principal garantir exatamente o que precisamos para permanecer em locais fechados sem sentir os efeitos negativos do que isso poderia causar. São suas finalidades:
Conforto térmico
Qualidade do ar interior
Eficiência energética
Principais sistemas de climatização:
Podemos listar os dois sistemas de climatização mais utilizados: o VRF e o Chiller.
O VRF é um sistema de expansão direta onde o fluxo de gás refrigerante é variável. Ele é considerado um dos sistemas mais avançados da atualidade. Projetado para atender a ambientes residenciais e às diversas exigências de prédios comerciais de grande porte, ele funciona com apenas uma condensadora (unidade externa) e várias evaporadoras (unidades internas) e possui alto nível de eficiência energética, capaz de reduzir custos de energia elétrica. Além disso, utiliza fluido refrigerante ecológico, que não agride o meio ambiente.
Outro aspecto importante é que as unidades externas (condensadoras) são modulares, ou seja, em um mesmo sistema pode-se ter condensadoras interligadas para aumento de sua capacidade. Os principais fabricantes de ar condicionado já disponibilizam diversos modelos de equipamentos com a tecnologia inverter.
Confira a instalação do sistema de VRF que realizamos na Casa Firjan.
O Chiller é uma unidade resfriadora de líquido ideal para espaços com grande circulação de pessoas, como shoppings, aeroportos e hipermercados, por exemplo. Apesar de grandes, os equipamentos não influenciam na arquitetura dos ambientes pois são bastante flexíveis quanto à instalação. Conheça mais sobre a instalação de uma unidade resfriadora de líquido em nosso case do Botafogo Praia Shopping. Clique aqui.
Climatização x Refrigeração
Para muitos, climatizar e refrigerar são a mesma coisa. Mas não é bem assim, cada uma possui uma função diferente.
Um projeto de climatização tem como objetivo, por exemplo, determinar o parâmetro ideal de conforto térmico dos seus usuários, podendo ser em estabelecimentos comerciais, prédios corporativos, residências etc. Por outro lado, um projeto de refrigeração consiste no resfriamento adequado de produtos e mercadorias.
Como explica nosso engenheiro mecânico, Jonatha Henriques:
“A climatização tem como principal função proporcionar conforto e bem-estar, mantendo a temperatura do ambiente agradável para todos os presentes, e também renovar e circular o ar do ambiente, garantindo um ar mais saudável. Já a refrigeração tem outro objetivo: controlar temperatura, umidade, velocidade do ar e outros parâmetros de um determinado ambiente para conservar produtos, alimentos ou viabilizar processos. São locais que precisam de refrigeração: indústrias farmacêuticas, laboratórios, mercados e frigoríficos”.
O que você ganha ao climatizar um ambiente?
A climatização de ambientes não para no conforto térmico, ela também atua para garantir a qualidade do ar, fator que impacta na saúde e produtividade das pessoas.
Um exemplo desse impacto é a conhecida “síndrome do edifício doente”, que acontece em ambientes com permanência de pessoas em que há uma concentração elevada de CO2 sem a renovação adequada de ar. Essas condições deixam o ar do ambiente insalubre, podendo causar cansaço, falta de concentração, irritação nos olhos, nariz, garganta etc.
É como afirma o livro Refrigeração e Condicionamento de Ar, que exemplifica o assunto com uma tripulação a bordo de um navio:
“Uma das finalidades do condicionamento de ar é manter a tripulação confortável, alerta e fisicamente disposta. Além de boa alimentação, o corpo humano requer ar fresco limpo para permanecer saudável. O calor e o odor liberados pelo corpo humano num espaço confinado, como o encontrado a bordo de navios, devem ser constantemente removidos e substituídos por ar fresco. (...) O corpo humano não pode manter um alto nível de eficiência sob condições adversas.”
Saiba mais sobre os impactos da qualidade do ar na sua saúde.
Aqui na Wap Air o processo de instalação de um sistema de climatização funciona da seguinte forma:
O projetista, em conjunto com o empreendedor (cliente) e o arquiteto responsável, apresentam aos nossos gestores o projeto de climatização do espaço, que deve conter, entre vários outros fatores, o cálculo de carga térmica, a definição do sistema ideal a ser aplicado e a localização das máquinas a serem instaladas.
A partir daí, realizamos um estudo detalhado do projeto recebido e um levantamento técnico dos equipamentos e materiais necessários.
O próximo passo é a compra desses equipamentos junto aos fornecedores, seguido da entrega dos mesmos no cliente final.
A etapa seguinte é a da instalação e realização de testes de balanceamento e comissionamento dos sistemas instalados.
Fechamos nosso trabalho com a formalização e entrega do Databook e PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle).
Se você já conta com um sistema instalado e deseja modernizá-lo, a opção é o retrofit. Entenda quando é o momento ideal de realizar essa modernização no vídeo do nosso gestor de obras, Clenilson Marconsin.