A melhor parte do seu pós-praia: seu ar-condicionado!
Chegou da praia? Veja a temperatura ideal para colocar no ar-condicionado!
Com as altas temperaturas e o tempo mais prolongado de exposição ao sol, os cuidados com os choques de temperatura merecem atenção redobrada.
No verão, a necessidade de amenizar a sensação térmica aumenta o uso do ar condicionado durante a maior parte do tempo. Porém é preciso observar com atenção o momento das trocas de ambientes e consequentemente de temperaturas.
Mudanças bruscas de temperatura podem gerar o que chamamos de choque térmico, ou seja, quando uma pessoa sai de um ambiente muito quente para um muito frio, ou vice-versa. Esse choque, quando muito forte, pode causar prejuízos à saúde, pois é interpretado pelo corpo como um estresse sofrido pelo organismo, que exige uma adaptação brusca para se adaptar aquele novo ambiente. Os problemas de saúde causados pela mudança de temperatura podem ir desde arritmias cardíacas, passando a alterações pulmonares no ritmo da frequência respiratória, problemas na frequência cardíaca e até alterações metabólicas
Um bom exemplo disso é a volta da praia ou piscina.
Mesmo à sombra, as temperaturas são muito mais elevadas em ambientes abertos e essa condição associada à prática de atividade física, mesmo que de baixa intensidade, como mergulhar, caminhar na areia, ou coisa que o valha aumenta a temperatura corporal. E por tanto ao retornar para o ambiente fechado e climatizado o ideal é que a transição seja feita de maneira gradativa, para o corpo ir se adequando à mudança.
A ABNT NBR 16401-2 recomenda temperatura de 22,5 a 26° C, com umidade relativa entre 35 a 65% no verão.
Cuidar da temperatura evita que problemas de saúde ocorram, além de oferecer qualidade do ar e bem-estar para as pessoas. A temperatura do ar no ambiente interno deve fazer parte da sua lista de cuidados com a família no verão.
Aproveite a estação mais colorida do ano com saúde e conforto.