Obra Destaque 2022 - Modernização do sistema de climatização da Fiocruz

Castelo Mourisco - Fiocruz

Quem passa pela Av. Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, avista o pavilhão Mourisco, o prédio da Fiocruz, de 120 anos recém-completos. Construído entre 1905 e 1918, o Castelo Mourisco é símbolo da ciência e da saúde nacional. Imaginado por Oswaldo Cruz, o “Palácio das Ciências”, foi criado à imagem do instituto Pasteur, de Paris, reunindo a produção de vacinas e remédios, a pesquisa cientifica e demais atividades ligadas à saúde pública.

Com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança aos seus visitantes e colaboradores, a instituição está realizando uma série de obras de conservação, incluindo a modernização do seu sistema de climatização. É a partir daí que começa a nossa relação com a Fiocruz.

O grande desafio para nós, empresa instaladora, foi incorporar o novo sistema de climatização sem agredir a arquitetura do prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1981, e preservar a segurança de todo o acervo.

A obra

O sistema instalado na década de 90 era antigo e defasado, composto por uma central de água gelada (CAG), provocando condensações e ruídos, e, por isso, precisava ser substituído. Pensando nisso, foi projetado um novo e exclusivo sistema.

Por sua versatilidade e eficiência, a tecnologia utilizada para a substituição foi o sistema de ar-condicionado central VRF da LG. A sua capacidade total é de 250 HP, divido em 10 módulos compostos por 12 condensadoras e 105 evaporadoras, sendo dois desses projetados de forma independente, com evaporadora do tipo AHU.

O sistema AHU foi especialmente projetado para atender à Biblioteca de Obras Raras do Castelo Mourisco. Ele é dotado de filtros de ar finos e resistências de aquecimento, e conta com sistema de automação que mantém o controle da qualidade do ar, da umidade relativa e da temperatura, garantindo a segurança e o cuidado com livros e itens que tendem à degradação em ambientes mal projetados.

Durante toda a obra, adotamos o uso do Lockring da VULKAN junto ao VRF, uma moderna tecnologia de solda a frio que foi utilizada em quase 90% das conexões. Com isso, conseguimos elevar exponencialmente a eficiência da instalação e garantir uma diminuição considerável dos riscos de incêndio pois evita a utilização do maçarico necessário para a soldagem tradicional.

Para a renovação de ar dentro dos parâmetros estabelecidos em projeto, foram instalados 22 ventiladores Aixais de alta eficiência, modelos MAXX, da fabricante SICTELL, garantindo o baixo nível de ruído.

O desenvolvimento de toda a obra levou em consideração as peculiaridades e as características físicas do edifício, como objetos arquitetônicos, pisos, marcenarias, esquadria de metais e madeira, de forma a produzir o menor impacto possível à integridade a sua arquitetura.

Somos Destaques do Ano 2022

O resultado desse trabalho fez da Wap Air uma das ganhadoras do prêmio do “Destaques do Ano 2022”, concedido pela Smacna Brasil em sua 28ª edição de premiação. O motivo, além dos 25 anos de entregas de excelência no mercado da Engenharia de Ar Condicionado, foi a inovação de adotar o uso do Lockring da VULKAN para atender todas as necessidades delicadas dos acervos do Castelo Mourisco de forma eficiente, ágil e segura.

Instalamos um sistema mais moderno e seguro, preservando as características patrimoniais dos acervos e do prédio da Fiocruz e o conforto térmico para seus frequentadores. Somos gratos e orgulhosos por termos superado todos os desafios com responsabilidade e inovação!

Wap Air