Como iniciar a carreira na área de refrigeração?
O setor de refrigeração e climatização é um segmento com grande demanda de serviço. Por isso, é uma ótima oportunidade para quem está em busca de uma formação ou inserção no mercado de trabalho. É uma área que só cresce, pois cada dia mais se investe em refrigeração e climatização, desde residências até grandes indústrias.
É um mercado com uma excelente taxa de empregabilidade, isso porque o profissional bem capacitado se destaca no mercado e concorre sempre pelas melhores vagas de emprego, é um nicho de mercado com um crescimento expressivo em comparação a outros segmentos, justamente porque a procura por esse tipo de mão de obra está cada vez mais aquecida.
Pensando nisso, se você é um estudante e tem interesse em ser um profissional qualificado e especializado, e gostaria de aprender como ingressar nesta carreira, confira algumas informações importantes que preparamos para você.
Dentro do setor de refrigeração, existem várias áreas que o estudante pode escolher. O mecânico líder da Wap Air, Josué Vinicio, que trabalha há 11 anos no setor de refrigeração, explica um pouco sobre como é o início nessa área.
“Muitas pessoas começam com cursos voltados para o Split, que é um tipo de equipamento de ar-condicionado mais simples. Depois emendam em cursos de Self Contained, Splitão, VRF e Chiller”. Ele explica também que existem níveis de atuação pelos quais o profissional poderá iniciar sua projeção nesta carreira, são eles: ajudante, meia oficial e mecânico.
Ao se formar, o profissional pode atuar na instalação e na manutenção de máquinas e equipamentos, além de ser responsável por avaliar e dimensionar os locais de instalação. Outra função que este profissional pode desempenhar é a elaboração e execução do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) de máquinas e equipamentos de refrigeração.
“No dia a dia, o técnico cuida da manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de ar condicionado, realiza a troca de compressor utilizando o processo de brasagem, é fundamental atender os “rituais” de desidratação do sistema frigorígeno, além de ter conhecimento básico de elétrica, por exemplo”, pontuou.
Para você se especializar na área é necessário fazer um curso técnico de refrigeração que, no geral, possui um preço acessível e carga horária reduzida, se comparado a uma graduação.
Para se destacar no mercado como esse, Josué dá algumas dicas:
“Buscar sempre conhecimento, se atualizar, porque o mercado se modifica o tempo todo, surgem novas tecnologias e o profissional deve acompanhar essas inovações, se capacitando sempre”, finalizou.
Se você se interessou em iniciar sua carreira na área de refrigeração, nós da Wap Air, estamos esperando por você! cadastre-se em nosso banco de talentos e venha fazer parte do nosso time”