Saiba as principais diferenças entre manutenção corretiva, preventiva e preditiva
Para funcionarem com o desempenho esperado, os equipamentos devem ser submetidos às revisões periódicas. Existem três tipos de manutenção que você pode escolher: Preditiva, Preventiva e a Corretiva.
Você saberia dizer qual é o tipo de manutenção mais adequada e mais eficiente para o seu equipamento?
A manutenção corretiva é aquela de urgência, necessária quando acontece alguma falha no equipamento e precisa ser feita de forma emergencial. Normalmente, é necessária quando o equipamento falha inesperadamente ou quando há algum desgaste que necessita de intervenção para que volte a funcionar. Este tipo de manutenção costuma ser mais cara, se comparada às outros, pois deve ser feita com agilidade e pode haver troca de peças. Sem contar, o tempo ocioso que o equipamento fica sem funcionar.
A manutenção preventiva utiliza uma estratégia de manutenção programada, realizada em intervalos predeterminados, pois segue um cronograma indicado pelo fabricante do equipamento. Este tipo de manutenção acontece independentemente de danos. Ela previne a parada do equipamento com limpeza, reparo ou troca de itens. Aqui o parâmetro para os reparos da manutenção preventiva é a durabilidade das peças de acordo com os fabricantes responsáveis, independentemente do estado de conservação.
A manutenção preditiva é aquela realizada para reduzir a probabilidade de falhas, desgastes e danos em geral. Ela funciona com uma estratégia de monitoramento e reparo e, apesar de ser uma manutenção que envolve maior investimento, o custo/benefício a longo prazo é melhor, pois ela reduz a regularidade de reparos de emergência, evitando paradas inesperadas e eliminando manutenções desnecessárias e troca de peças com frequência.
Neste tipo de manutenção, é feito um acompanhamento periódico para coletar dados e entender as condições do equipamento, assim como para antecipar eventuais problemas e defeitos. A manutenção preditiva melhora o desempenho do equipamento e aumenta o tempo útil dele, além de reduzir os custos de manutenção a longo prazo. Diferentemente da manutenção preventiva, ela é fundamentada nas reais condições em que equipamento se encontra. Esse tipo de manutenção é essencial para ambientes que não podem ter seus sistemas de climatização interrompidos, como hospitais, clínicas, hotéis, etc.
Agora você já sabe um pouco mais sobre os três tipos de manutenção disponíveis para o seu ar-condicionado. E lembre-se que para que o serviço seja executado sem riscos de danificar o seu equipamento é necessário a contratação de profissionais qualificados.
Aqui na Wap Air, você encontra uma equipe técnica especializada com expertise operacional e sempre pronta para te atender.
Conheça nossos serviços de manutenção.
Saiba mais! Clique aqui e entre em contato com nossa equipe.